terça-feira, 19 de maio de 2009

PONTO DE CULTURA NO ARRAIAL DA BOA MORTE VIRA REFERÊNCIA EM TODO O BRASIL!



A APHAA-BV, Associação do Patrimônio Histórico, Artístico e Ambiental de Belo Vale, em parceria com a Prefeitura Municipal e com o incentivo do Ministério da Cultura, está desenvolvendo um Ponto de Cultura na comunidade de Boa Morte que é visto por autoridades como ponto referencial para todo o país. O maior objetivo deste projeto é impulsionar o desenvolvimento social, cultural e econômico deste lugar tão significativo na História de Minas e do Brasil.
O Arraial da Boa Morte possui um número aproximado de 560 pessoas, cerca de 60 moradias e mantém tradições importantíssimas para a preservação da memória dos quilombos, que em diversas regiões do Brasil foram palcos da significativa história de resistência à escravidão nos séculos XVIII e XIX.
Sua paisagem tipicamente mineira tem algo especial que só visitando para perceber a tranqüilidade e a paz que traz o local. Crianças brincando de roda, adolescentes iniciando o namoro na praça da igreja, adultos em roda jogando sua velha e agradável partida de baralho, mulheres vendendo seus quitutes e frutas em balaios de bambú, cavalos majestosos levando carroças, paisagens deslumbrantes das montanhas de minas, uma igreja fabulosa construída em 1760, tudo isso pode ser comum a determinados olhares, mas a outros pode ter algo de inusitado: a representação de uma época diferente da que vivemos, rica em detalhes totalmente palpáveis em pleno século XXI. Sem dúvida nenhuma, o Arraial da Boa Morte é um patrimônio histórico, artístico, cultural e ambiental que não podemos deixar de lado.
Oficinas de todas espécies vêm acontecendo na sede provisória do ponto de cultura, como oficinas de capoeira, artesanato, música, canto, flauta, violão, tambores, adobe, tinta ecológica, e o número de inscritos é um sucesso, cada dia que passa aparecem mais pessoas querendo aprender coisas novas e diferentes.
Atualmente, o maior desejo de todos os artistas, monitores, membros da APHAA e coordenadores envolvidos no projeto é ver a construção do ponto de cultura finalizada e sendo visitada por turistas belovalenses e do mundo inteiro, afinal somos uma referência e queremos somar esta vitória com você. Venha conhecer e participar das oficinas, este projeto também é seu!

Lívia Leão
Historiadora e monitora do Ponto de Cultura.