sexta-feira, 24 de julho de 2009

Projeto Ação Griô: Alimentando a tradição


A ação griô Nacional em atividade nas comunidades de Belo Vale, através do Ponto de Cultura Arraial da Boa Morte, desde o mês de Junho de 2009, vem desenvolvendo atividades lúdicas e educativas com crianças, jovens e adultos, fazendo uma integração entre as escolas e as comunidades da nossa região.

Este projeto tem como objetivo específico difundir a cultura regional e levar os grandes saberes dos mestres griôs às escolas e às comunidades, principalmente aos jovens, que em um futuro próximo poderão repassar este saber a outros jovens, multiplicando assim conhecimentos e práticas que fazem parte das nossas raízes.

A importância dos “Griôs” na sociedade é plural. Os griôs são considerados “mestres” que dominam algum saber prático ou algum saber popular, saberes estes que estão se exaurindo a cada dia pela ausência de incentivos ao ensino de tais conhecimentos. A palavra “Griô”, abrasileirada por um ponto de cultura da Bahia, tem origem francesa, vem de Griot, que significa o sangue que circula. Este significado traduz a magnitude deste projeto, pois o sangue circulando, significa vida em abundância.

A cidade de Belo Vale, é infinitamente rica pela presença de griôs e podemos considerar um privilégio participar deste projeto, pois através do incentivo do Ministério da Cultura, a comunidade poderá conhecer alguns dos nossos mestres e os saberes que os mesmos, com sua simplicidade, irão ensinar.

Para quem não consegue imaginar a figura de um Griô, com um simples exercício irão identificá-los por todo lado. Quem nunca tomou um chá quando doente preparado por algum raizeiro, grande conhecedor de ervas e ramos do mato? Quem nunca foi bento quando criança ou até mesmo quando adulto por aquela Senhora Rezadeira que tem o poder de tirar mau-olhado, quebranto ou qualquer sintoma que nos tira o ânimo? E quem não gostaria de aprender tecer lindos balaios feitos por artesãos de bambu? E na hora da merenda, aquelas deliciosas receitas de biscoitos, broas e bolos, fazem ou não fazem a diferença na mesa? Estes são exemplos de grandes saberes que mestres griôs irão nos ensinar... Muitos outros saberes serão difundidos no projeto, cada um diferentemente do outro, irão contribuir para atingirmos nossa missão: Fazer com que a nossa tradição seja continuadamente alimentada pela população.

O projeto, que só está começando, promete trazer muitas oficinas para todos os que desejarem aprender um pouquinho dessa rica cultura que Minas Gerais esbanja no cenário brasileiro. Está previsto para este segundo semestre de 2009, oficinas de confecção de artesanato de bambu, oficinas de muros de pedras, oficinas de biscoitos, oficinas de raízes e plantas medicinais e nesse ritmo de aprendizagem mútua, como bom mineiros que somos, não deixaremos de alegrar nossos encontros com muita festa, músicas, rodadas de poesias, rodada de histórias e o que não vai faltar é alegria na grande roda da vida griô.

Esperamos todos nos nossos encontros e não deixem de conhecer o projeto, ele faz parte da nossa história!

Contato: Lívia Leão – Griô Aprendiz do Projeto

Email: livialeao@ig.com.br