quinta-feira, 23 de julho de 2009

O TEMPO VÔA?

Desde que me entendo por gente, ouço as pessoas falarem que o tempo urge, o tempo vôa, o tempo está passando muito rápido... São frases que dominam o senso comum e ocupam um espaço considerável no diálogo de muitas pessoas. Comecei a observar esse tempo que as pessoas dizem " voar" e percebi que mesmo todos afirmando isso, ele pode ser muito benéfico para uns e muito selvagem para outros.

Trabalhar, estudar, divertir, viajar, ler livros, ir ao cinema, namorar, são muitos os verbos que fazem o tempo " VOAR", mas a riqueza está justamente na ação desses verbos. Não podemos parar e ficar observando o tempo passar sem agirmos...pois a cada segundo poderemos perder a chance de fazer coisas que iriam nos enriquecer e muito.

Quase sempre observo as pessoas reclamarem: " Ah mais eu não tenho tempo para nada"...E nada fazem para mudar isso; continuam reclamando, e o tempo vai passando e passando...e quando percebem o tempo realmente passou e nada fizeram: não leram livros, não estudaram, não colecionaram fotos de viagens, nao namoraram o bastante, não se apaixonaram, não fizeram amizades...tudo porquê insistiram em afirmar que o tempo passa, o tempo vôa e julgam não ter capacidade de administrar este simples fato da vida de todos os seres.

Me fizeram acreditar uma ou duas vezes que para aproveitar o tempo tinha que ter dinheiro, pois só com dinheiro consegue-se aproveitar de verdade a vida. Sinceramente? Não acreditei! Já vi muita gente sem dinheiro, colecionar fotografias de lindos lugares que visitaram; já ouvi muitos jovens contarem suas experiências de amor, paixão ou sedução, já encontrei muitos velhinhos que, com orgulho, me mostraram o seu tesouro de vida: os filhos que criaram; enfim, muitas são as formas de viver esse tempo e não permitir que ele vôe no vazio, mas vôe no amor, na paixão, na experiência, no prazer de viver a vida e um dia orgulhar de todo o trabalho que nos deu viver. E com dinheiro ou sem dinheiro, inúmeras são as formas de aproveitar o nosso tempo, basta termos vontade, termos o desejo de sonhar e também acreditar que podemos.

Espero que daqui uns anos, quando eu me encontrar bem velhinha, possa mostrar a quem quiser os meus tesouros colecionados durante minha vida: Minhas viagens, meus amores, meus diários, minhas poesias, meus trabalhos, meus rabiscos, meus filhos, meus amigos, minha família,e é claro, meu sincero amor pela vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário